“Deve sedimentar [a educação em Design de Comunicação] o entendimento do Design de Comunicação como uma actividade não meramente humana mas sobretudo humanista. O design é uma actividade enquadrada numa sociedade devendo portanto responsabilizar-se pelas consequências sociais, culturais e ambientais da sua acção.” O programa da disciplina de DCII inicia-se com a acima transcrita citação de Krzysztof Lenk, na qual o autor refere a importância do design para o bom funcionamento da sociedade na qual se insere. Tomando como ponto de partida para a nossa questão as palavras de Lenk, gostávamos de saber se ao longo dos anos que tens passado na FBAUL, te tens envolvido em projectos nos quais o design surge como ferramenta impulsionadora de um bem estar social, económico, cultural ou ambiental? Quais e Porquê?
Carolina Novais (aluna)— Logo no ínicio da faculdade surgiu a oportunidade de eu ilustrar um livro, de um amigo. Trata-se de um projecto que já dura há um ano e por isso é interessante analisar a forma como o meu percurso na FBAUL influenciou esse mesmo trabalho. Ao olhar para as primeiras ideias que tive de ilustrações e paginação, percebo que já não me revejo nelas, exactamente porque quanto mais aprendo aqui, mais me quero desafiar lá fora e mais exijo de mim.
Este não é o único exemplo de um momento fora da faculdade em que revejo claramente o meu percurso académico… No Greenfest, por exemplo, tive que fazer a montagem de um stand que deveria ser a entrada, onde as pessoas faziam a creditarão, e só podia usar caixas de cartão. A verdade é que era o único material disponível para criar uma espécie de escultura ou instalação… E apesar de aquele momento ser mais um momento de design de produto, ou de espaços, vejo-me a dar real uso a muitos ensinamentos da faculdade. Como comunicar com as pessoas? Como mostrar que aquele era o espaço de creditarão e que as pessoas se deveriam dirigir lá? Isto tudo apenas usando caixas de cartão… Afinal de contas aquele stand era parte da primeira impressão que as pessoas tinham do Greenfest.