Partindo de um conjunto de referências que considerámos essenciais para desenvolver
o projecto H+, a Combustão 1 propôs aos alunos do 1º ano de DC a construção de um objecto de comunicação que expusesse uma preocupação relativa à FBAUL— como infra-estrutura ou até como instituição académica. Os objectos construídos deram lugar a uma conversa em turma para apresentação dos resultados.
Curiosamente, dois grupos demonstraram uma preocupação com o mau estado do pátio.
O objecto gráfico do grupo constituído pela Sara Jorge, Mafalda Mota, Margarida Silva, Tiago Marinho, Joana Amoedo, João Andrade teve como mote “o chão do pátio vai cair e eu não quero lá estar”.
Fizeram um cartaz-pop-up do pátio a cair, no qual várias pessoas e coisas se encontram também em queda. Estes são por exemplo Jorge Jesus, um avião da TAP, a polícia que empurra criança para a fossa e emigrantes ilegais. Aproveitaram assim para extrapolar esta questão para questões que dominam os media actualmente.
O grupo da Joana Almeida, da Nádia Neves, da José Monteiro e da Catarina Vicente utilizaram como mote “A faculdade vai caiiiir” e a obra de Edvard Munch, “O Grito”, surge neste objecto como forma de transmitir a sua preocupação e o impacto que esta questão tem para eles.
Verificamos assim a necessidade e a pertinência do mau estado do pátio como tema para o workshop combustão 2 e a necessidade de dispor de um espaço de convívio alternativo.