H+ — dos enunciados à acção?

H+ é reflecte sobre o impacto que as orientações sócio culturais dos programas das disciplinas e os respectivos enunciados têm sobre nós e procura compreender a forma como eles nos moldam. Os complexos enunciados que nos apresentaram na FBAUL ao longo dos anos, pelas diversas reacções que despertaram nos alunos, tornaram-se símbolos do nosso curso. É natural que, no último ano da licenciatura, estes se tornem objecto central de reflexão.


O projecto H+ permitiu desenvolver um objecto de estudo que não só respondeu ao enunciado proposto pelos docentes, como acabou por se revelar muito útil ao fazer a retrospectiva sobre os três últimos anos na faculdade. Pessoalmente, consegui obter um melhor entendimento do percurso que realizei. Compreendi qual a estrutura de ensino, como também que designer pretendem formar, estimulando a construção dos valores a desenvolver e contribuindo para a minha própria visão crítica. O H+ foi mais que uma resposta a um enunciado; foi realizar o seu questionamento, compreender a sua construção, levando a uma reflexão sobre o meu papel enquanto pessoa no mundo, cidadã e futura profissional.
Beatriz Kol


O projecto H+ foi mais do que uma resposta ao enunciado deste último semestre da licenciatura, e nada melhor do que o fim para fazer uma retrospectiva dos três anos na FBAUL. O H+ tornou-se um exercício de reflexão sobre o modo como nos ensinaram ao longo do curso na disciplina de Projecto e não só, através dos enunciados que nos foram apresentados. Os enunciados tornaram-se uma marca do curso de DC e foi a partir daí que o projecto H+ nasceu. Com este exercício quisemos perceber melhor, agora com um segundo olhar sobre os referentes que nos apresentaram, a maneira como nos influenciaram nas nossas respostas a todos os projectos realizados e como nos tornaram não só designers de comunicação mas também pessoas com um olhar mais cauteloso sobre o que nos rodeia. Por fim posso dizer que o H+ foi um bom exercício de retrospecção sobre tudo o que me foi ensinado ao longo do curso e que me fez perceber que o trabalho de um designer vai muito mais além de projectar.
Inês Gonçalves


“H+ — dos enunciados à acção?” procurou perceber de que forma as referências que nos são apresentados (a nós alunos da licenciatura de Design de Comunicação) nos fazem cidadãos mais responsáveis e conscientes. Porém, mais do que encontrar respostas, permitiu estabelecer relações entre referências. E sim, encontrámos uma insistência em referências relativas à responsabilidade social do designer e à relevância do papel que este pode adquirir dentro da sociedade. Assim, aquilo que nos é ensinado em DC poderá ou não levar-nos a agir, mas pode pelo menos assumir-se como um dos factores para sermos indivíduos mais conscientes. E assim aproveito para introduzir uma das citações que motivou o projecto: “ A acção começa na consciência” (Pedro Tamen).
Helena Loução


"As nossas acções reflectem o que nos foi ensinado" tem sido uma questão bastante complicada de responder, mesmo 3 meses depois de a termos colocado. Tornou-se essencial dissecá-la e reflectir sobre quem somos e o que nos dispusemos a aprender. Só depois de responder a essas questões— tarefa bastante complexa e algo frustrante— é que podemos tentar perceber de que forma esses ensinamentos têm guiado o nosso percurso académico, cívico e profissional. O projecto H+ permitiu um olhar retrospectivo do meu percurso académico, a compreensão de algumas das intenções dos docentes e as principais relações entre temáticas e referentes, que certamente enriqueceu a minha percepção do design e da comunicação.
Maria Pestana Teixeira


Projecto H+
projecto.hmais@gmail.com
https://www.facebook.com/projectohmais
Beatriz Kol
kol.beatriz@gmail.com
Helena Loução
helena_tl@hotmail.com
Inês Gonçalves
rgoncalves.ines@gmail.com
Maria Pestana Teixeira
maria.pestana.teixeira@gmail.com
Design de Comunicação V
Faculdade de Belas-Artes
Universidade de Lisboa