Os jovens vivem hoje num tempo de grande incerteza, em que cada vez mais se vêem obrigados a escolher entre uma “oportunidade” para ganhar experiência profissional através de estágios, ou voltar a investir na sua formação e especialização. Uma licenciatura já não garante um emprego, sendo antes encarada como um patamar mínimo e obrigatório. Enquanto finalistas da licenciatura em Design de Comunicação, esta realidade,
depois transformada em medo, ansiedade e frustração,
é partilhada por muitos.
A degree in communication
design. Then what? tem como objectivo dar a conhecer
as principais aspirações dos jovens (na área do design
de comunicação), as suas preocupações e perspectivas
de futuro, tendo em conta o contexto actual em que
vivemos. O projecto pretende fomentar um diálogo
com a comunidade estudantil e profissional de forma
a entender que caminhos possíveis existem, durante
e após a licenciatura. Para tal foram desenvolvidas acções com os alunos dos três anos que compõem a licenciatura, uma conversa à volta da mesa com alguns dos alunos intervenientes, docentes e designers de comunicação, uma recolha de testemunhos em torno das distintas aproximações ao estudo de design de comunicação, um website e uma publicação que sintetizam todas as acções anteriormente descritas.