Agora, irrepetível. A juventude, o design e a sua prática é o título que reúne um conjunto de manifestações
em torno da produção dos alunos finalistas 2014-15 de Design de Comunicação de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. As discussões geradas ao longo da licenciatura alimentaram uma consciência crítica perante as preocupações, aspirações, condições, direitos e deveres, comportamentos e sentimentos de uma geração face à ordem das coisas e do seu tempo. Esta abordagem colocou cada aluno numa posição única que alia a sua experiência directa à hipótese de acção como intermediário sociocultural, ou seja, posiciona a sua actividade projectual entre a autobiografia e o registo jornalístico. A consequente tomada de posição dos alunos face ao seu tempo e condição geracional permitiu a formulação das questões mais pertinentes e a exploração, via projecto, de possíveis respostas em torno de temas como a educação, a sustentabilidade, a tecnologia, os afectos e a sexualidade, o emprego, a emigração, o activismo ou envolvimento social, a política.
Quais são os valores transmitidos pelo ensino do design e como é que estes se podem assumir como contributos
à situação que vivemos? Que ensino queremos? O que acontece em tempos de austeridade, quando a licença para exercer uma profissão deixa de ser o resultado expectável da licenciatura? Como lêem os jovens o seu presente? A que futuro aspiram? Que mudanças exigem? Como se posicionam perante o ideário histórico da juventude? Como se preparam para a acção, para a transformação inevitável do seu tempo?
Partindo destas e de outras questões, o núcleo “A Juventude por ela própria” apresenta um conjunto de projectos desenvolvidos em Design de Comunicação V. Estas propostas devolvem-nos um retrato da juventude enquanto motor central da sociedade. A partir dos temas incontornáveis da sua geração, os alunos posicionaram-se perante os valores da democracia, da cultura, da sociedade e da política, partindo sempre das suas experiências, memórias e objectivos pessoais. O núcleo divide-se em três momentos distintos, que agregam as abordagens a três ideias principais — Escola, Meio e Geração.
O núcleo “Jovem designer e a sua prática” apresenta as múltiplas dimensões da actividade projectual em design, a partir dos resultados das disciplinas Design de Comunicação IV, Design Editorial I e II, Audiovisuais e Multimédia II, Webdesign II.