Agora, irrepetível. A juventude, o design e a sua prática é o título que reúne um conjunto de manifestações em torno da produção dos alunos finalistas 2014-15 de Design de Comunicação de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. As discussões geradas ao longo da licenciatura alimentaram uma consciência crítica perante as preocupações, aspirações, condições, direitos e deveres, comportamentos e sentimentos de uma geração face à ordem das coisas e do seu tempo. Esta abordagem colocou cada aluno numa posição única que alia a sua experiência directa à hipótese de acção como intermediário sociocultural, ou seja, posiciona a sua actividade projectual entre a autobiografia e o registo jornalístico. A consequente tomada de posição dos alunos face ao seu tempo e condição geracional permitiu a formulação das questões mais pertinentes e a exploração, via projecto, de possíveis respostas em torno de temas como a educação, a sustentabilidade, a tecnologia, os afectos e a sexualidade, o emprego, a emigração, o activismo ou envolvimento social, a política.

Quais são os valores transmitidos pelo ensino do design e como é que estes se podem assumir como contributos à situação que vivemos? Que ensino queremos? O que acontece em tempos de austeridade, quando a licença para exercer uma profissão deixa de ser o resultado expectável da licenciatura? Como lêem os jovens o seu presente? A que futuro aspiram? Que mudanças exigem? Como se posicionam perante o ideário histórico da juventude? Como se preparam para a acção, para a transformação inevitável do seu tempo?

Partindo destas e de outras questões, o núcleo “A Juventude por ela própria” apresenta um conjunto de projectos desenvolvidos em Design de Comunicação V. Estas propostas devolvem-nos um retrato da juventude enquanto motor central da sociedade. A partir dos temas incontornáveis da sua geração, os alunos posicionaram-se perante os valores da democracia, da cultura, da sociedade e da política, partindo sempre das suas experiências, memórias e objectivos pessoais. O núcleo divide-se em três momentos distintos, que agregam as abordagens a três ideias principais — Escola, Meio e Geração.

O núcleo “Jovem designer e a sua prática” apresenta as múltiplas dimensões da actividade projectual em design, a partir dos resultados das disciplinas Design de Comunicação IV, Design Editorial I e II, Audiovisuais e Multimédia II, Webdesign II.






Agora, irrepetível
Finalistas de Design de Comunicação 2014-15
Belas-Artes da Universidade de Lisboa



Coordenação do projecto
Cândida Teresa
Sofia Gonçalves
Isabel Castro

Projecto de comunicação
Guilherme Sousa
Laura Araújo
Madalena E. Santo
Maria Manuel Dominguez
Manuela Peixoto
Rosa Francisco
Tiago Moura

Apoio à produção dos materiais de comunicação
Sílvia Matias
Paulo Lourenço

Fotografia dos projectos
Guilherme Sousa
Madalena E. Santo
Manuela Peixoto
Tiago Moura

Publicação

Edição
Sofia Gonçalves

Design
Guilherme Sousa
Madalena E. Santo
Manuela Peixoto
Tiago Moura

Apoio à produção
Sílvia Matias
Exposição

Curadoria
Isabel Castro
Sofia Gonçalves

Design
Laura Araújo
Maria Manuel Dominguez
Rosa Francisco

Apoio à produção
Sílvia Matias
João Costa
João Rocha
Plataformas web

Edição
Sofia Gonçalves

Design
Madalena E. Santo
Tiago Moura

Apoio implementação
João Ferreira
Documentário

Realização
Grupo Agora, irrepetível.

Edição e Montagem
Guilherme Sousa

Banda Sonora
João Rodrigues
Mariana Freitas
Parceiros:
Agradecimentos
Aos participantes.

Outubro 2015

Galeria das Belas-Artes
Largo da Academia Nacional
de Belas-Artes, 2. 1249-059 Lisboa
tel: 213 252 100 / fax: 213 470 689
15 a 29 de Outubro
segunda a sexta das 10h às 18h

Trienal de Arquitectura de Lisboa
Campo de Santa Clara, 142-145,
1100-474 Lisboa / tel: 21 346 7194
30 de Outubro a 13 de Novembro
segunda a sexta das 10h às 18h