Quem é o verdadeiro Mestre?

Ana Rita Santa-Rita
Joana Fernandes

Existem diversas designações para a palavra “mestre”. Mas na sua acepção comum, mestre é a figura que acarreta conhecimento e sabedoria, aquele
em quem confiamos para nos instruir e orientar nas nossas demandas futuras. George Steiner, em As Lições dos Mestres, questiona a ambiguidade subjacente à ideia de professor — por um lado, uma figura senil e cansada que se entrega à rotina da vida escolar; por outro, um indivíduo com um extremo sentido de vocação, que mais do que ensinar os seus estudantes, procura inspirá-los.
Esta publicação defende uma mudança de paradigma social. Será que uma atitude de confiança e amizade para com o aluno, bem como de negação de poder são possíveis? Quem será o verdadeiro mestre? Aquele que actua no espaço de ensino para uma educação cooperativa ou para uma educação que mantém uma estrutura competitiva? Será o culto da individualidade e da criatividade pessoal um imperativo ou podemos pensar em lógicas de comunidade na educação?