Pandora's Box:
Hope for education

Rita Castelo Branco
Ana Rita Barbosa

Se queremos pensar em evolução e progresso, temos que pensar a educação de um modo positivo e optimista. Esta é a nossa leitura de Elogio da Transmissão, por George Steiner e Cécile Ladjali, e o ponto de partida de Pandora’s Box. Encontrámos nos textos “Hope and Education” de David Halpin, “A Philosophy of Human Hope” de Joseph Godfrey, “The Mistery of Being” de Gabriel Marcel e Utopia de Thomas More, as bases da nossa argumentação.
Usámos o mito da “Caixa de Pandora” como metáfora. Os deuses deram uma caixa a Pandora advertindo-a de que esta nunca deveria ser aberta. Contudo, a curiosidade de Pandora falou mais alto: a caixa foi aberta e com este gesto foram libertados todos os males do mundo; à excepção da esperança, o único elemento que restou.
A publicação conta com duas componentes. A primeira — um livro pequeno, escuro e estático — representa os inimigos da esperança. A segunda — uma aplicação digital — tem por base as premissas de Halpin e apresenta um conjunto de estratégias para trazer a esperança de volta à educação.

site