Learning to Learn.
A critical view on the nature of systematic education

Alexandre Ribeiro
Paulo Cruz

Devemos acreditar em tudo aquilo que nos ensinam? O que se encontra no centro dos nossos programas educacionais: o crescimento pessoal de cada indivíduo ou a perpetuação de dogmas confortáveis e visões tradicionais?
O que infligimos às mentes curiosas quando decidimos por uma educação sistemática?
Enquanto aproximação crítica ao status quo, Learning to Learn questiona os sistemas normativos da educação e sublinha as lacunas e problemas estruturais na transmissão de conhecimento. Interessa-nos entender a essência dos processos de aprendizagem, o papel da curiosidade e do prazer na sala de aula, as dinâmicas inerentes à relação professor-aluno e como, com estes elementos, podemos especular em torno do futuro da educação. Na procura de respostas, editámos uma publicação digital que se articula com um elemento impresso, que se organizam em torno de cinco capítulos temáticos: “É um problema acreditarmos no que nos ensinam?”; “Curiosidade como motor cepticismo como método”; “Aprender como procura de prazer”; “O professor e o estudante”; “Escola: o que é e o que poderia ser”.

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