Devemos acreditar em tudo aquilo que nos ensinam?
O que se encontra no centro dos nossos programas
educacionais: o crescimento pessoal de cada indivíduo
ou a perpetuação de dogmas confortáveis e visões
tradicionais?
O que infligimos às mentes curiosas quando
decidimos por uma educação sistemática?
Enquanto aproximação crítica ao status quo, Learning
to Learn questiona os sistemas normativos da educação
e sublinha as lacunas e problemas estruturais na
transmissão de conhecimento. Interessa-nos entender
a essência dos processos de aprendizagem, o papel
da curiosidade e do prazer na sala de aula, as dinâmicas
inerentes à relação professor-aluno e como, com estes
elementos, podemos especular em torno do futuro da
educação. Na procura de respostas, editámos uma
publicação digital que se articula com um elemento
impresso, que se organizam em torno de cinco capítulos
temáticos: “É um problema acreditarmos no que nos
ensinam?”; “Curiosidade como motor cepticismo
como método”; “Aprender como procura de prazer”;
“O professor e o estudante”; “Escola: o que é e o que
poderia ser”.